Clínica Dr. Rogério Fabbrini

Cirurgia da Coluna Vertebral

As cirurgias da coluna, realizadas por um médico Neurocirurgião, podem ser necessárias em casos de doenças degenerativas, doenças congênitas ou traumas. Ressalta-se que nem sempre as dores na coluna são casos cirúrgicos. Na maioria das vezes, podem ser resolvidas com a intervenção medicamentosa, fisioterapia, RPG e pilates.

Dentre as principais doenças da coluna, pode-se citar a escoliose, lombalgia, as hérnias de disco cervicais e lombares e a artrose da coluna.

• Escoliose
A escoliose é a deformação da coluna vertebral. A coluna possui um formato funcional e característico, a medida que o individuo apresenta torção (para frente ou para os lados) em sua coluna, poderá sentir incômodo ou dores. O tratamento da escoliose vai desde as terapias de reabilitação, como fisioterapia, RPG e pilates, até os casos cirúrgicos.

• Lombalgia
Trata-se de dor na lombar pelas mais variadas causas.

• Hérnia de Disco Cervical e Lombar
As hérnias afetam grande parte da população e são resultados do desgaste e rompimento dos discos intervertebrais. A grande maioria dos casos é tratada de forma não invasiva, ou seja, com medicamentos e terapias de reabilitação. Os casos mais graves são cirúrgicos.

• Artrose na Coluna
A artrose da coluna vertebral é o desgaste dos ossos e da cartilagem da coluna vertebral, resultando em enfraquecimento e destruição dos tecidos que compõem a coluna. Pode levar a traumas que levam a cirurgia da coluna.

• Fratura da Coluna Vertebral
As fraturas da coluna vertebral ou traumatismo da coluna vertebral ocorrem quando os ossos da coluna são fraturados ou quebrados. Podem ser causados por perdas ósseas, em que a menopausa e osteoporose constituem as principais causas, mas também podem ser ocasionadas em acidentes de trânsito, quedas, ferimentos com arma de fogo, entre outros motivos. Um trauma na coluna pode gerar lesões na medula espinhal.

• Fratura da Coluna Vertebral
As fraturas da coluna vertebral ou traumatismo da coluna vertebral ocorrem quando os ossos da coluna são fraturados ou quebrados. Podem ser causados por perdas ósseas, em que a menopausa e osteoporose constituem as principais causas, mas também podem ser ocasionadas em acidentes de trânsito, quedas, ferimentos com arma de fogo, entre outros motivos. Um trauma na coluna pode gerar lesões na medula espinhal.

Alguns Tratamentos

Bloqueios ou Analgesia para Coluna Vertebral

As infiltrações na coluna costumam trazer alívio da dor e melhora da movimentação da coluna de forma definitiva ou temporária. Além do alívio da dor, os bloqueios possibilitam a identificação da raiz da dor, no caso do profissional ter dúvidas mesmo após a análise de exames. Identificando as raízes é possível seguir com os bloqueios, e até mesmo associados com outros procedimentos minimamente invasivos, como os tratamentos por radiofrequência, evitando a necessidade cirúrgica.

Rizotomia Percutânea da Coluna Lombar

A rizotomia percutânea é um procedimento minimamente invasivo que conta com a tecnologia da radiofrequência. Com o apoio de agulhas, os sinais elétricos de alta frequência conseguem atingir as facetas articulares causando uma alteração térmica no local, que aliviam as dores.

Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral

Este tipo avançado de cirurgia é uma forma de tratar problemas graves da coluna de forma menos traumática e mais confortável para o paciente. Além de reduzir os riscos de complicações cirúrgicas, o tempo de recuperação é menor, e com isto, ele poderá voltar mais rapidamente às suas atividades.

Neuronavegação nas Cirurgias da Coluna Vertebral

Equipamentos de Neuronavegação foram desenvolvidos com o objetivo de oferecer ao neurocirurgião referência espacial precisa durante as cirurgias, possibilitando manobras individualizadas. Esta tecnologia médica reduz os riscos de lesões cirúrgicas e a manipulação das estruturas neurovasculares, além de possibilitar o planejamento pré-operatório do neurocirurgião.

Consulte sempre um especialista para decidir se o seu caso é cirúrgico ou se existem outras formas de tratamento mais adequadas. Lembre-se que ter uma vida saudável, praticar atividades físicas, manter o peso corporal dentro do limite saudável e manter a postura correta são formas de prevenir os problemas de coluna e aumentar a sua qualidade de vida.

Atendemos diversos convênios.

Agende sua consulta agora mesmo!

Agende sua consulta com o Dr. Rogério Fabbrini

E-mail:

adm@inacc.com.br

Whatsapp:

(11) 3842 3922

Telefone:

(11) 98580-0242