A Neurocirurgia é uma especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos e crianças portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico (cérebro, medula e nervos) e das doenças da coluna vertebral, susceptíveis ao tratamento cirúrgico. Essa área da medicina é responsável, por diagnosticar, tratar e prevenir problemas proporcionando a reabilitação dos pacientes.
É considerada uma das especialidades cirúrgicas mais complexas, em que um conjunto de técnicas microcirúrgicas é aplicado a fim de garantir a eficácia da intervenção. Exames de imagem, tecnologias avançadas de neuro localização e de neuronavegação permitem ao neurocirurgião o tratamento de diversas complicações, mantendo o paciente em segurança.
A Neurocirurgia articula-se com outras especialidades médicas, como a Endocrinologia, Neurologia, Oncologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia, assim permitindo uma avaliação global e integrada de cada caso.
Quando procurar um Neurocirurgião? Os sintomas mais comuns que levam os pacientes a buscar um médico neurocirurgião são: dores de cabeça, dores na coluna, dores no nervo ciático, diminuição da força nos membros superiores e membros inferiores, movimentos involuntários, tremores, adormecimento dos membros, confusão mental ou perda de memória, alterações visuais ou da fala, alterações do equilíbrio, desmaios e crises convulsivas.
Quais patologias a Neurocirurgia geralmente trata?
– AVC (Acidente Vascular Cerebral) Isquêmico ou Hemorrágico
– Aneurismas
– Biópsia Estereotáxica Cerebral
– Cirurgia Vascular Intracraniana
– Hidrocefalias
– Tumores cerebrais
– Neuralgia do Trigêmio
– Traumatismo Craniano
– Epilepsia
– Síndrome do Túnel do Carpo
– Hérnia de Disco Lombar e Cervical
Em uma consulta, o neurocirurgião irá investigar todos os hábitos e sintomas do paciente. Exames clínicos, tais como de reflexo, equilíbrio, força, visão, e outros sinais vitais, podem ser feitos. Para complementar o diagnóstico, o médico solicita exames laboratoriais, como por exemplo, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética nuclear, o eletroencefalograma, a eletromiografia, o doppler transcraniano e a angiografia cerebral.
Consulte sempre um Neurocirurgião.