Clínica Dr. Rogério Fabbrini

Neurologia

A Neurologia Clínica é a especialidade médica voltada ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que comprometem o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, raízes nervosas e nervos) e músculos (doenças musculares – miopatias). Dentre as doenças tratadas e diagnosticadas por neurologistas, destaca-se:

• Enxaqueca
A enxaqueca é um distúrbio neurovascular crônico e incapacitante, com forte relação genética. Suas causas são diversas, tais como jejum prolongado, estresse, insônia, alimentação rica em gorduras, consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, fumo, alterações hormonais, entre outras. É comum que durante o processo investigatório, o Neurologista solicite o preenchimento de um diário a fim de identificar a causa das crises do paciente. A dor da enxaqueca é latejante, geralmente unilateral, podendo ser acompanhada por náuseas e vômito. Os pacientes em crise possuem hipersensibilidade a luz, sons e até mesmo a certos odores mais fortes (como o de perfumes).

• AVC – Acidente Vascular Cerebral – Isquemia Cerebral
O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as células de oxigênio e de nutrientes. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral. Entre as causas dessas ocorrências, estão a malformação arterial cerebral (aneurisma), hipertensão arterial, cardiopatia, tromboembolia (bloqueio da artéria pulmonar).

• Doença de Parkinson
A Doença de Parkinson é neurológica, crônica e progressiva, resultante da degeneração das células situadas em uma região do cérebro conhecida como substância negra. Elas são responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos. A causa exata do desgaste destas células do cérebro é desconhecida. A doença de Parkinson é uma condição complexa que afeta as pessoas de formas diferentes. Mas os sintomas mais frequentemente associados à doença afetam o movimento, causando tremores, lentidão dos movimentos, rigidez muscular e alterações na fala e na escrita, dentre outros.

• Doença de Alzheimer
A Doença de Alzheimer é a demência mais comum na nossa população, podendo afetar não somente a memória, mas também outras funções cognitivas como orientação, fluência com as palavras, atenção, entre outras. Ainda não existe cura para o Alzheimer, mas já existem tratamentos efetivos no controle dos sintomas.

• Epilepsia
É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Uma parte do cérebro emite sinais incorretos, durante alguns segundos ou minutos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Pode-se citar como sintomas: distorções de percepção ou movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, um desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e perda da consciência.

• Distúrbios do Sono
Dentre os principais distúrbio do sono destacam-se a insônia, a apneia obstrutiva do sono, a síndrome das pernas inquietas, a hiperssonolência diurna, entre outros.

As demências, a fibromialgia e dores miofaciais, meningites, encefalites, esclerose múltipla, esclerose lateral miotrófica e tantas outras doenças também são tratadas por médicos neurologistas.

• Distúrbios do Sono
Dentre os principais distúrbio do sono destacam-se a insônia, a apneia obstrutiva do sono, a síndrome das pernas inquietas, a hiperssonolência diurna, entre outros.

Sintomas das Doenças Neurológicas

Os principais sintomas das doenças neurológicas são: dificuldade de engolir, fraqueza, formigamentos, tontura, falta de equilíbrio, alteração na fala, na visão e nos movimentos, tremores, câimbras, dores de cabeça, perda de consciência ou memória, desmaios, febre e rigidez de nuca, entre outros.

Consulte sempre um especialista.

Atendemos diversos convênios.

Agende sua consulta agora mesmo!